SEO Return on investment

O ROI do SEO e Social Media

Descubra em baixo o potencial retorno de investir em SEO e Social Media.

ROI no SEO: Investir em Search Engine Optimization (SEO), desde que bem feito e pelo valor certo, é sempre um bom investimento. É preciso entender que este é um meio de angariação ou de influência de clientes orgânicos, que não derivam de investimento em publicidade.  Ao definir e implementar devidamente uma estratégia de SEO, não está a trabalhar para fazer um bom mês de vendas, ou apenas um bom ano, mas sim a criar uma estrutura de captação de clientes orgânica, que irá trazer resultados durante vários anos.

A importância do ROI

O ROI é uma métrica importante no SEO, mais do vendas e conversões. Isto porque nos permite provar o retorno do investimento em tempo e custo e garantir que a optimização é feita com foco na rentabilidade.

ROI (Return On Investment)

 

ROI SEO

=

(Receita do SEO)-(Custos SEO)

Custos de SEO

Como em qualquer investimento de negócio, o SEO tem de trazer um retorno positivo. Aliás uma das grandes vantagens do SEO tem de ser um maior ROI do que qualquer outro investimento de Marketing. Mas infelizmente não é fácil de calcular o ROI do Search Engine Optimization e é necessário ter todos os factores em conta para reportarmos o sucesso da forma correcta.


Se uma empresa não vir devidamente o retorno do seu investimento das actividades de SEO, pode deduzir que é um mau investimento e reduzir o orçamento de SEO, quando não cancela as actividades. Isto pode acontecer em empresas, mais focadas em acções tácticas de curto prazo, do que numa estratégia duradoura.

Mas a verdade é que por mais que a fórmula de cálculo do ROI seja simples, a dificuldade no SEO é identificar devidamente o que é receita de SEO e o que são os custos.

Effective Web Development Solutions

Tempo de análise:

O SEO é um meio que apresenta resultados por um período alargado de tempo, contudo os efeitos do SEO nas vendas não aparecem no dia seguinte. Pela nossa experiência e seguindo o nosso método, os resultados são analisados diariamente, reportados mensalmente e a expectativa de retorno entre 3 a 6 meses. 

 

Custos do SEO a considerar:

  • Outsourcing a uma agência de SEO
  • Custo de recursos internos alocados ao SEO
  • Custo de processos de venda em SEO (Online e Offline)

 

Effective Web Development Solutions

Receita do SEO a considerar:

A receita no SEO pode assumir duas duas formas distintas. A receita directa de vendas no período em análise e um proporcional de venda indirecta influenciada por SEO (PPC, Telefóne, etc). Por isso deve-se considerar:

  • Receita por venda online (Ecommerce).
  • Receita por Leads de SEO convertidas Offline.
  • % de Receita por Remarketing a utilizadores orgânicos.
  • Receita por contacto telefónicos gerados pelo seu site (Pode utilizar um número específico).
  • Receita por vendas de visitas que tenham tomado conhecimento do seu negócio via SEO.

Como são contabilizados os custos de SEO?

Os investimentos em SEO são investimentos com utilidade recorrente, ou seja reutilizáveis ao longo do tempo. É um investimento no seu Site, que faz parte do seu Activo Intangível e Propriedade Intelectual. É por isso que investimentos em SEO são contabilizados como Custos Fixos e amortizáveis ao longo dos anos.

Precisa de ajuda a identificar o seu retorno actual?

Fala connosco e consulte-nos para o nosso serviço de Consultoria de Marketing Digital. A nossa experiência em converter estratégia digital e de SEO em receive e melhoria de P&L permite-nos conseguir identificar o devido retorno e resultados de variados meios, bem como instalar mecanismos de controlo apropriados.

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