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Perguntas Frequentes (FAQs) de SEO

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO SEO?
  1. Visibilidade - As técnicas de SEO geram em primeiro lugar Visibilidade. Search Engine Optimization faz com o seu site e marca seja facilmente encontrado Online e associado serviços que presta. Isto leva a outros benefícios...
  2. O SEO aumenta o número de visitantes ao seu site
  3. Search Engine Optimization aumenta o seu potencial de gerar negócio online – Conversões & Receita.
  4. Reputação, Credibilidade e estatuto de Liderança no mercado – Os site que estão visíveis nos rankings de topo dos motores de busca, melhoram a sua reputação, credibilidade e facilmente considerados líderes do sector.
  5. Os clicks e visitas orgânicos não têm qualquer custo associado.
  6. Como resultado SEO (Search Engine Optimization) não requer um Budget de publicidade e nunca pára de beneficiar o seu site. É promoção que não dorme e está activa 24/7, 365 dias por ano.
QUE BARREIRAS ENCONTRAMOS NO SEO?
  1. Todos querem um “piece of the action” – Todos os negócios querem estar na primeira página, pelo que encontrar ponto de optimização que melhorem a competitividade é cada um desafio maior.
  2. Gratuito, mas com custos – O facto de não existir um custo de publicidade e os seus click ou visualizações não terem um custo directo, isto não significa que ter uma boa estratégia de SEO, ou Sales Engine Optimization, não tenha qualquer custo. SEO ocupa tempo, energia, trabalho árduo e conhecimento de um especialista. Contudo, estes custos são um investimento com benefícios duradouros, pelo que será facilmente amortizado por vários anos.
  3. Sem Garantias – No SEO a relação entre causa/efeito  e os resultados nunca podem ser assumidos como um dado adquirido, ou fácilmente visíveis. São tantas as correlações entre optimizações, que sem a experiência adquada é possivel que uma alteração que pense positiva, possa mesmo ser negativa.
  4. Resultados de médio/longo prazo – Aplicar uma estratégia de SEO demora o seu tempo, e ver os seus resultados práticos no seu negócio ainda demora mais. Tem de pensar no SEO como um investimento de longo prazo, mas que compensa, pois os benefícios são contínuos e tipicamente duram vários anos.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE SEO E SEM?
  • SEO:
  • Os resultados orgânicos são determinados pela forma como os algoritmos classificam a relevância de um site para a pesquisa realizada pelo utilizador.
  • Podemos influenciar estes rankings investindo em técnicas de SEO mas o controlo nunca é absoluto.
  • Os clicks em links orgânicos são gratuitos... o investimento em Search Engine Optimization (SEO) é mais em torno de tempo, especialização e perseverância!
  • Demora algum tempo a apresentar resultados.

 

  • SEM:
  • São listagens pagas em motores de busca, tipicamente sob a forma de anúncios de texto (mas não apenas), em que pagamos por cada click realizados nos nossos anúncios.
  • Os resultados são de curto prazo, pois ao contrário do SEO, os controlo das visualizações e ranking de anúncio é absoluto.
  • Ambas são necessárias. As melhores práticas indicam para combinarmos esforços de SEO e PPC para conseguir a máxima visibilidade e captar a totalidade da nossa oportunidade Online em motores de busca.
O QUE NÃO FAZER NO SEO?
  1. Site em Flash (Conteúdo Flash não consegue se lido pelos motores de busca)
  2. Compra de Inbound Links ou colocação de Links sem indescriminadamente.
  3. Erros de servidor e inacessibilidade do site
  4. Esconder texto, colocando a mesma cor que o fundo.
  5. Entupimento de Keywords – o conteúdo tem de ter boa leitura.
  6. Não duplique conteúdo.
  7. Navegação JavaScript – Motores de busca não consegues seguir links em JavaScript
  8. Links corrompidos / Broken Links
POSSO IMPLEMENTAR SOZINHO UMA ESTRATÉGIA DE SEO?
  1. Se não possui conhecimentos técnicos / IT ou um “mind-set” de Geek programador, não será capaz de definir uma estratégia completa de SEO sem ajuda, contudo existem coisas que pode fazer.
  2. Se tem um departamento de IT ou uma agência de Marketing Digital pode confiar no seu expertise para implementar a estratégia de SEO.
  3. Se não tem nenhum dos mencionados em cima, ou se quiser ajuda especializada pode contratar um Agência de Marketing Digital especializada em SEO. Os custos variam de acordo com a expectativas.
  4. Se pode desenvolver uma compreensão e apreciar best-practices com projectos de SEO semelhantes, pode guiar os seus Designers e Developers de uma forma mais efectiva e/ou trabalhar melhor com a sua agência de SEO.
QUEM NAS EMPRESAS DEVE ESTAR ENVOLVIDO?

A resposta certa é...

Toda a empresa! Mas não se assuste. Não quer dizer que toda a empresa tem de ser especialista e estar familiarizada com SEO. Mas quando nos referimos a PME´s, toda a empresa deve ter conhecimento de que se a optimizar a presença Online. Porquê?

  1. Investimento - SEO é um investimento com um retorno menos imediato, o que para a maioria das pessoas, é um conceito difícil de digerir, quando o foco é simplesmente atingir os resultados mês-a-mês. A empresa vai investir recursos, dinheiro e tempo a criar uma infra-estrutura online optimizada para motores de busca, que permitirá dar um "salto" na presença online a médio prazo.
  2. Social media - Todos os colaboradores da sua empresa têm vida pessoal. Têm páginas em redes sociais e comunicam, partilham e comentam, informações Online. Envolver todos os colaboradores na sua estratégia de Social Media Marketing e promover partilha ajuda a construir Linkbuidling de qualidade e a melhorar o seu ranking.
  3. Colaboração - É possível que precise da colaboração de colegas de áreas distintas para implementar a sua estratégia de SEO. Desde o IT, às colaboradores que podem ajudar na criação de conteúdos úteis. Envolva as pessoas no projecto de SEO e mostre-lhes o quão importante será o seu contributo.

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