O que é o SEO?

Nesta secção vamos partilhar dicas e significados importante para a compreensão do SEO.

Aprender Search Engine Optimization

Se procura aprender mais sobre o Search Engine Optimization, então está na página certa. A SEOptimization criou esta secção especialmete dedicada aqueles que querem aprender mais sobre SEO, sobre os seus verdadeiros benefícios e desafios, bem como no real proveito e ROI que este investimento traz para as empresas.

As áreas que vamos abordar:

O que é o SEO?

Definições importantes e tipologias de SEO.

Perguntas & Respostas

Perguntas frequentes sobre SEO.

Motores de busca

Como funcionam os motores de busca.

O ROI do SEO

Como calcular o Return On Investment do SEO.

O que é o SEO?

SEO, ou “search engine optimization” é o processo de melhoramento ou optimização de um site e conteúdos online, com fim a gerar um aumento de tráfego, visitas, leads e vendas/conversões, de forma natural (sem custos) através de posicionamento nos resultados orgânicos de motores de pesquisa.

Todos os principais motores de busca, ou pesquisa, tais como o Google, Bing e Yahoo, têm  primariamente, como objectivo, apresentar resultados de forma orgânica e isenta de receita publicitária para os seus utilizadores. O Search Engine Optimization simplesmente tem como objectivo a optimização de sites, para que este fique mais bem posicionado nos resultados orgânicos, gerando assim um aumento de tráfego, sem custo publicitário. Claro que estes motores de busca também têm receita publicitária através de publicidade contextual, mas esta está bem diferenciada para o utilizador nos resultados da pesquisa.

Search Engine Optimization  é uma área de intervenção do Search Engine Marketing e que pode também ser definida como o conjunto de técnicas especializadas, utilizadas com o objectivo de melhorar o posicionamento de um site, no ranking orgânico ou algorítmico de um motor de busca.

SEO vs SEM

Diferentes tipos de SEO

SEO | Motores de Busca Externos

Motores de busca internos são motores de busca que indexam e apresentam resultados de sites, ou conteúdos externos ao seu domínio, como Google, Yahoo, Bing, etc.

É a forma mais conhecida de Search Engine Optimization pois implica um aumento de tráfego e maior visibilidade da marca. É também um SEO  que considera algoritmos mais complexos, pois os motores de busca têm de considerar factores externos e monitoriza páginas fora do seu domínio.

SEO | Motores de Busca Internos

Os motores de busca internos são aqueles que indexam resultados com páginas dentro do seu próprio domínio. Exemplos são: Youtube, Facebook, Google Plus, Google Maps.

Trata-se de um SEO geralmente menosprezado por desconhecimento. Contudo, por mais que baseados numa platafoma de social media, video, classificados, etc, todos processam pesquisas de texto, pelo que trabalham keywords e todos podem gerar  clientes de forma orgânica.

 

O processo de Search Engine Optimization assume três formas:

Onsite- Website Optimization-  Ao analisar o código raiz do seu site, a sua arquitectura, conteúdos e ao fazer melhorias contínuas, pode certificar-se que o seu site tem uma boa leitura de motores de buscas, como Google.

Offsite – Construir PageRank - Construir um bom PageRank, através da criação de Inbound Links de qualidade e relevantes para o seu site. O Registo em Directórios e Social Media fazem uma parte significativa do trabalho de Off-site SEO.

External Organic Optimization - É o que chamamos à optimização da presença de uma marca em motores de busca que contenham toda a informação debaixo do seu domínio, ou seja, que os resultados não direccionem para Sites externos, mas sim para uma página de resultado interna e que a conversão da Lead seja nessa mesma página. Ex: Directórios, Google MyBusiness, Youtube.

 

Algumas dicas importantes para compreender melhor o SEO.

O Funil de Pesquisa

Quando alguém utiliza um motor de busca, os seus comportamentos de pesquisa e de compra podem frequentemente ser caracterizados por um “funil”, pois as pesquisas tipicamente iniciam-se com palavra chave (Keywords) mais amplas, afunilando os termos de pesquisa até aquele que vai satisfazer melhor as suas necessidades.

Exemplo numa pesquisa de Hoteis em Madrid:

1º Pesquisa: Hoteis (sem click)

2ª Pesquisa: Hoteis em Madrid (click mas não converte)

3º Pesquisa: Hoteis em Madrid promoção (click e conversão)

 

O que não esquecer no processo de SEO

Instalar Google Analytics e  utilizar este para perceber os seus níveis de tráfego orgânico. Identificar as Keywords que já estão a gerar tráfico para o seu site.

Instalar Google Webmaster Tools e Google Adwords.

Faça um auditoria de SEO ao seu site. Um checkup de SEO completo ajuda-o a identificar oportunidades de melhoria.

Strategic Keywords – Identificar quais as Keywords estratégicas utilizando o Google Adwords Keywords tools. Identificar com base em relevância para o seu negócio e volumes de pesquisa.

Faça um Benchmark às suas palavras chave para identificar o seus concorrentes de pesquisa.

Definir Target e Timelines. Defina quanto do seu Budget está disposto a investir para optimizar e alcançar esses Targers

 

On-page Search Engine Optimization

On-page SEO – é o ponto de partida de qualquer processo de Search Engine Optimization, onde vamos procurar alterar, acertar, corrigir e melhorar o site para que se seja mais fácil a motores de busca processarem a informação para as palavras chave (Keywords) que interessam ao nosso negócio.

As tácticas mais comuns de SEO incluem optimização de:

Page Titles and Descriptions | Keyword Tags | Content Marketing | Links Internos em conteúdo | Header Tags (H1-H6) | Utilização de Bold, Itálico e Sublinhado | Alt tage/Nomes de Ficheiros | Tags das Imagens e Vídeos | Optimização de URL | Rácio de código para conteúdo | Site Map

Off-page Search Engine Optimization

Off-page SEO –  tem tudo a ver com aumentar o poder de ranking do seu site. Combinado com a sua formidável estratégia de On-site SEO, vai ajudar o seu site a subir no Ranking da Google.

O conteúdo de um site é rei no respeita ao SEO, sendo que a sua relevância influencia a forma como os motores de busca agregam o seu site no ranking.

Factores importantes:

  • PageRank -  A importância de 0 -10 que o Google dá ao seu site em Ranking.
  • Inbound Links – O número de Links de sites externos, a direccionar utilizadores para o seu site. 
  • Uma estratégia de Content Marketing com conteúdos úteis e regulares para os seus utilizadores.
  • Utilize um Blog interno -  É uma forma de poder produzir conteúdo regular, sem alterar a estrutura.
  • Idade do Site – é um factor relevante para um motor de busca, pois confere alguma confiança.
  • Domínio – é muito frequentemente utilizar-se dominios com keywords para SEO. Mas tipicamente funciona para marcas monoproduto.
  • País de origem / Alojamento – Onde está alojado Geograficamente.

Precisa de ajuda de um especialista?

Fale-nos sobre as suas necessidades e descubra como podemos ajudar a definir e implementar a sua estratégia de SEO

Pedido de Informações

Os campos marcados com * são necessários

A SEOptimization é especialista em serviços de SEO e podemos ajudar a sua empresa a criar um plano de optimização ideal e que o ajude a construir um melhor ROI. Fale connosco e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.