SEO: 26 Dicas de Copywriting para Search Engine Optimization

  • April 9, 2016
  • SEO
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Sabe o que faz um Copywriter de SEO?

Deve ter alguma ideia do que é o trabalho de um Copywriter.  Se não tem, basicamente é alguém cujo trabalho é escrever qualquer conteúdo que necessite para publicações.

O último tipo de copywriter é chamado de “Copywriter de SEO.” . É uma especialização tão recente e tão especializada, que em grande parte é desconhecida e acaba por não ser muitas vezes utilizada por isso

Um copywriter de SEO cria todos os seus materiais de marketing digital. Para mim, e provavelmente para o mercado em geral, são estes os tipos de trabalhos realizados por um Copywriter de SEO:

  • Copywriting site / páginas
  • Artigos do blog
  • Os comunicados de imprensa
  • Mensagens de social media
  • White papers
  • Case-studies
  • Relatórios especiais

26 dicas de Copywriting para SEO:

  1. Conhecer bem a audiência: Está a escrever para a sua Buyer Persona (público-alvo), pelo que deve identifica-la bem primeiro.
  2. Desenhe Headline Magnéticas: São os seus Headlines que vão conseguir a atenção e gerar clicks. Estas têm de ser atractivas.
  3. Utilize Bullet Points e Númere os artigos: A leitura online é selectiva. Uma carta é lida, já um artigo online é “Scanado”, uma coisa é certa, online os leitores adoram Listas que lhes simplifiquem a leitura.
  4. Utilize Sub-heads H1 e H2: São elementos importantes quando o motor de busca está a fazer o Crawl pelo seu site.
  5. Escolha o lettering a pensar no seu público alvo.
  6. Atenção à dimensão do lettering. Os seus leitores devem conseguir ler sem lupa.
  7. Utilize Bold e Itálico para facilitar a leitura.
  8. Dimensão dos parágrafos: 2-4 frases por parágrafo é o ideal.
  9. Utilize keywords especializadas, menos genéricas. Competir por palavras genéricas nem sempre é a melhor aposta. Mais vale ser o primeiro para o seu target específico, do que o último para pesquisas genéricas.
  10. Dê respostas a questões comuns. Ajude a sua audiência com informação útil, que lhes esclareça dúvidas.
  11. Use palavra fortes para conquistar a atenção.
  12. Use um discurso activo. Discursos passivos, ou com falta de personalidade, facilmente perdem interesse.
  13. Esqueça a Densidade das Palavras Chave (Keywords) – Foque-se na consistência das palavras chave e não na sua frequência. Em SEO, mais vale conteúdo perceptível do  que exageradamente optimizado.
  14. Fale a linguagem do leitor – não vale a pena usar tecnicismos que o seu leitor não compreende.
  15. Mantenha-o actualizado – Para motores de busca e para leitores, conteúdo regularmente actualizado tem relevância. Este artigo por exemplo, deve ir sendo actualizado à medida que existam novas Dicas, ou alteração das actuais.
  16. Conteúdos em moda – não deixe de comentar as mais recentes tendências. É o que os leitores seguem.
  17. Cria Meta-Descriptions – tenha sempre uma meta description original para cada conteúdo. É importante para o Ranking e melhora o sue CTR.
  18. Utilize Imagens – Content Marketing de SEO não é apenas texto. Uma imagem vende e beneficia o seu conteúdo.
  19. Utilize Vídeo – Mesmo que não os produza, partilhe vídeos do Youtube que façam sentido à sua estratégia de Content-marketing.
  20. Links de Out-bound – Crie hyperlinks para outros sites, em referências no seu artigo. São oportunidades de trocar Links com outros sites relevantes e alavancar o seu Linkbuidling. Estes devem abrir em janelas separadas.
  21. Links Internos – Crie links internos para os seus artigos ou outras páginas do seu site. Ajudam na indexação dos motores de busca.
  22. Seja Original – Conteúdos duplicados na Internet prejudicam o seu SEO. Seja original, pois a sua audiência também procura isso.
  23. Utilize revisores de texto – Erros ortográficos podem destruir a credibilidade de qualquer artigo.
  24. Não crie artigos de 1 parágrafo – Artigos demasiado pequenos vão ter pouco interesse de conteúdos e têm um rácio de Código para texto demasiado alto, pelo que a indexação em motores de busca é prejudicada.
  25. Monitorizar Analytics – Analise regularmente a performance dos seus artigos. Pode ir optimizando o conteúdo com o tempo.
  26. Call-to-action – Tenha sempre um call-to-action a pensar no seu leitor. Não tente vender tudo no final. Ofereça informação e vá qualificando o seu prospect no processo. “Clique aqui e receba já o seu eBook”.

 

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