Os 5Ss do Marketing Digital – O que são?

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Os 5 Ss do Marketing Digital

Os 5 Ss fundamentais de Marketing Digital e o 6º  Ss escondido

 

Se é um Marketeer com experiência em Marketing Digital, de certeza que já conhece os 5Ss do Marketing Digital, ou pelo menos já os aplica no seu Plano de Marketing Digital, mesmo sem o rigor académico.

Os 5 Ss surgiram em 2006 pela autoria de Smith & Chaffey no seu livro eMarketing Excelence, que descreve os 5 Ss fundamentais do Marketing Online, como um conjunto holístico de princípios básicos que devem ser aplicados, ou pelo menos considerados quando se está a definir uma estratégia ou plano de marketing online.

5 Ss do Marketing Digital

SELL (Vender)

Este principio fundamental pode parecer lógico e daí fundamental, mas a realidade é que muitas vezes ao delinear objectivos, ou criar um plano de marketing digital, nos esquecemos que as vendas são o propósito do Marketing. Podemos vender produtos, serviços, ou causas, mas temos é de garantir que as vendas, ou conversões estão nos nossos objectivos e que a nossa estratégia vai cumprir esse fim.

SERVE (Servir)

A experiência de navegação no seu site, a estrutura de conteúdos, a informação disponível, informação após-venda e até mesmo a firewall do seu site são formas de servir melhor o cliente. O utilizador tem de sentir confiança no seu site, ou suportes online e ter lá toda a informação que precisa, quando precisa. Optimizar os processos de adesão, tempos de resposta da equipa de backoffice e processos de Digital Transformation tem como objectivo melhor servir o cliente.

SPEAK (Fale)

Fique mais perto dos seus clientes, seguidores e simpatizantes, fazendo com que a sua marca seja acessível  24-7. A sua marca deve estabelecer um diálogo com os seus clientes e não parecer um monólogo. As redes sociais são bons mecanismos de diálogo, mas também os forums e help-desk online.

SAVE (Poupe)

Aqui nós pensamos sobre a capacidade de reduzir despesas gerais da operação, através de mecanismos como:

  • CRO (Conversion Rate Optimization) para aumentar a taxa de conversão e reduzir o seu CPA (Custo por aquisição)
  • SEO (Search Engine Optimization) para fomentar tráfego e vendas orgânicas, sem custos de publicidade
  • SOCIAL MEDIA para fomentar vendas orgânicas através de partilhas de conteúdos
  • AFFILIAÇÃO – Testar soluções com custos indexados a performance – CPL (Custo por Lead)
  • CORTE DE EXCEDENTES – Apesar de não ser um mecanismo, é uma medida crucial. Há sempre uma campanha que não está a trazer qualquer retorno, nem a influenciar o sucesso de outras. Ao cortar nestas campanhas pode reinvestir em meios com retorno garantido.

SIZZLE (Factor X)

Por mais que o seu produto tenha imensos benefícios, não basta isso para conseguir ter sucesso em Marketing Online. O Sizzle é o factor que vai fazer um utilizador passar à acção. Conteúdos ricos e que fazem com que para qualquer utilizador não restem dúvidas de que o seu produto é o melhor para as suas necessidades, bem como que neste preciso momento é o momento ideal para comprar.

O 6º S –  SOCIAL MEDIA

Com tantas plataformas de Social Media actualmente em utilização, e utilizadores que têm uma conta de Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Google +, entre outros, torna-se cada vez mais difícil, mas importante, estar presente da forma certa na rede social certa.

Quem segue a sua marca nas redes sociais valoriza benefícios exclusivos, pois por mais que não o reconheça, cada um dos seus seguidores é um embaixador adormecido, que valorizará e recomendará a sua marca, se lhes der a importância devida. Quer seja através de conteúdos únicos e cativantes, quer de condições únicas.

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