Estratégia de Marketing Digital – 9 razões para ter uma

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Conheça 9 razões pelas quais deverá pensar a fundo na sua Estratégia de Marketing Digital

 

Nos dias de hoje é impensável que qualquer empresa se constitua no mercado sem integrar no seu plano de negócio uma Estratégia de Marketing Digital. Contudo, empresas mais antigas com modelos de comunicação mais tradicionais tendem a dar menos importância do que é devida a este canal, que muitas vezes é desestabilizador das vantagens competitivas.

 

9 motivos pelos quais precisa de uma Estratégia de Marketing Digital

 

  1. Um sentido de orientação

Pela nossa experiência, muitas empresas fazem investimentos em Marketing Digital sem um sentido claro de orientação. Investem Milhares de Euros em Meios Digitais que raramente trazem o resultado esperado, bem como limitam os seus investimentos a meios que conhecem na ótica do utilizador, tais como Anúncios de Display (Banners), Email Marketing, Redes Sociais e anúncios Google. Estas representa ações táticas e a definição de um plano de meios, não é o que traz os resultados.

É preciso definir objetivos, quer de negócio, quer em ROI e definir uma Estratégia de Marketing Digital com esse fim. Faça o Download do nosso EBook de Plano de Marketing Digital, que o ajudará a ultrapassar esta barreira.

 

  1. Saber qual a sua quota de Mercado Online

Muitas empresas já conhecem a sua quota de Mercado mas desconhecem por completo a sua quota de presence digital. O mundo Digital pode ser considerado um mercado paralelo, mesmo que não Venda produtos Online. Na realidade, os seus clientes fazem pesquisas sobre produtos, para esclarecimento de dúvidas, comparação e afins. Pode ter uma quota de mercado elevada, mas se Online não está devidamente presente para os seus clientes, esta quota de mercado online poderá começar a afetar a sua quota de mercado global a médio-prazo.

Garanta que nos Meios Online onde o seu cliente procura ativamente respostas pela sua indústria, tem uma presença melhor ou igual à dos seus concorrentes.

 

  1. A sua proposta de valor não está bem definida

Uma proposta de valor claramente definida, vai ajuda-lo a diferenciar o seu negócio do Mercado, ajudando-o a ligar-se melhor com os seus utilizadores e clientes.

 

  1. Desconhece a realidade do comportamento dos seus clientes Online

Por mais que o Marketing Digital seja uma das melhores áreas do Marketing para medir ROI (Return-On-Investment), não fica a conhecer o comportamento dos seus utilizadores por analisar as estatísticas de Tráfego.

Utilize outras formas de conhecer o seu utilizador, para ganhar mais sucesso com as suas ações de Marketing Digital.

 

  1. A sua equipa ainda não está devidamente formada para Marketing Digital

É demasiado comum que o Marketing Digital seja incluído no leque de responsabilidades do Departamento de IT. Isto deve-se principalmente à falta de conhecimento por parte de muitos profissionais de Marketing que catalogam o Marketing Digital como algo muito técnico.

Por mais que a implementação técnica das ações possa ser algo complexa para um Marketeer, este deve ter conhecimentos suficientemente profundos para controlar a estratégia, perceber a complexidade de implementação e prioritizar.

 

  1. “A única forma de eu aparecer no topo do Google é com anúncios pagos”

Esta é infelizmente uma expressão frequentemente usada por Marketeers, mas que por falta de conhecimento, não podia estar mais errada. No âmbito da sua atividade, a SEOptimization é especialista em ajudar empresas a ficarem bem posicionadas, de forma orgânica/natural, sem custos de publicidade, no topo das pesquisas Online.

Parte integrante de qualquer Estratégia de Marketing Digital, o SEO visa a otimizar as páginas do seu site e seus conteúdos, para que sejam facilmente indexados nos motores de busca, em posições decisivas para determinadas palavras chave.

 

  1. Não consegue controlar os custos

É frequente que empresas de grande dimensão não consigam controlar devidamente os custos de Marketing digital, pois diversas áreas fazem diversos investimentos, muitas vezes com agências diferentes, em vez de centralizar as decisões numa Estratégia de Marketing Digital comum.

 

  1. Sente que não consegue acompanhar as mudanças e inovações do setor

Com a explosão de inovação digital que vivemos, em que conhecemos sempre alguém que descobriu a mais recente aplicação, é frequente sentirmos que não conseguimos acompanhar as tendências.

Uma Estratégia de Marketing Digital vai ajudar a focar-se no que é importante, dando claro, margem para testar invovações.

Lembre-se sempre que muitas inovações surgem, sem que sejam realmente úteis e deve esperar sempre para ver como o mercado reage. “As maçãs mais novas podem ser mais azedas”.

 

  1. Não está a otimizar

Um dos grandes benefícios do Marketing Digital, é que permite uma otimização constante, através de testes em real-time. Por vezes consegue duplicar o seu volume de Leads e vendas, simplesmente porque os seus utilizadores preferem outro conteúdo. Inclua testes na sua estratégia e garanta que tem em cada ação nova, uma período de testes A/B.

 

Fale connosco e descubra como podemos ajudar a Definir e Implementar a Estratégia de Marketing Digital que lhe trará melhor retorno a Curto, Médio e Longo prazo.

 

A SEOptimization é constituida por uma equipa de profissionais experientes em SEO, Marketing Digital, oriundos de diversos sectores, que contribuem para os nossos conteúdos oficiais.

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