Marca VS Search Engine Optimization

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Quando a Marca colide com o Search Engine Optimization

Existe uma rivalidade permanente e silenciosa, que à maioria dos profissionais passa despercebida. Esta é a rivalidade  existente entre o departamento de Comunicação/Branding e as equipas de Search Engine Marketing e mais especificamente, com equipas de Search Engine Optimization.

Porque existe esta rivalidade?

Bom, porque os interesse e percepção do mercado são diferentes entre ambas as áreas. Qualquer profissional de SEO “vive” e “respira” os hábitos de pesquisa do mercado, mais concretamente a evolução das Keywords estratégicas, ou seja, as palavras que a maioria dos utilizadores utiliza para encontrar o Produto ou Serviço que a sua empresa, ou seus concorrentes fornecem. Isto porque todo o sentido dos motores de busca está na capacidade de apresentar respostas, para questões, problemas ou soluções pesquisadas.

O que significa isto? A título de exemplo, é tão simples como perceber que nos motores de busca, são mais os utilizadores que precisem de fazer obras em casa, a pesquisar por “obras e remodelações”, do que pelo nome de uma empresa de construção. Quando os utilizadores já têm uma empresa de referência, a tendência é por procurar directamente no Browser e não por Motores de busca.

Já quem está responsável pela marca, quer gerar notoriedade de marca, pelo que tende a querer usar termos exclusivos da empresa, que não são usados em pesquisa para nomear os Produtos, Serviços, ou a Própria marca, o que vai contra os princípios de Search Engine Optimization, que ditam que nos temos de adaptar ao que o mercado procura, pois só assim temos sucesso.

A marca lida com a lealdade à empresa e sua cultura e o Search Engine Optimization com posicionamento da marca para motores de busca.

Porque é que é uma questão tão importante?

Porque sendo o SEO uma ferramenta de angariação de clientes de forma orgânica e duradoura, sem custos de publicidade. Ter a estratégia certa pode ser a diferença entre o sucesso e o insucesso da Marca.

O que é mais importante? Marca ou SEO?

Incorporar igual importância a ambos os elementos pode diluir em parte a importância de ambos. Contudo, eliminar um ou outro pode não atender a todos os objectivos estratégicos e de marketing ou de vendas. Mais uma vez, deve-se enfatizar que SEO é um conjunto de orientações e não uma ciência exara. Dito isto, a seguinte recomendação pode ser usada para satisfazer ambos os lados da equação:

Em geral, as palavras-chave e frases (keywords) devem continuar a ser o foco de qualquer empresa em estágio inicial, enquanto que a incorporação da marca da empresa deve aparecer mais tarde na evolução. Isto é simplesmente uma declaração geral, pois cada empresa é uma empresa. O raciocínio é bastante simples. No início, ninguém sabe o nome da sua empresa, contudo, já existem pesquisas para os seus produtos ou serviços. À medida que constrói lealdade e credibilidade, a marca se torna-se mais importante. É neste ponto que você pode querer incorporar mensagens corporativas para fortalecer o relacionamento com os clientes e incutir confiança na marca, pelo que mantenha-se atento aos volumes de pesquisas online pelo nome da sua marca, é um sinal da importância e notoriedade que vai conquistando.

E no domínio do site?

Esta é uma decisão estratégica e depende dos seus objectivo de branding. Tipicamente marcas B2B têm nomes mais descritivos da actividade, o que é um elemento a favor em SEO, pois o domínio, que é extremamente importante, pode incorporar já uma keyword, ou parte de. Mas nas marcas em que isto não é possível, também não há motivo para preocupação, pois a própria Google irá dar cada vez menos relevância ao domínio e mais ao conteúdo, à medida que os seus algoritmos evoluem. É uma consideração importante quando decidir criar o seu Web site.

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