Como fazer um Plano de Marketing Digital?
- June 29, 2016
- Brand development, Business advice, Digital, Digital Marketing, Inbound Marketing, Online marketing
Aprenda o que é um Plano de Marketing Digital e faça o Download do nosso modelo de orientação.
O Plano de Marketing Digital é dos documentos mais importantes na definição do Budget anual das empresas. Quer seja uma startup, ou uma empresa centenária, planear a actividade devidamente e projectar o seu retorno é fundamental quando definimos o Budget com o CEO da nossa empresa, ou simplesmente quando queremos lançar o nosso negócio próprio.
O que é o Plano de Marketing Digital?
É um plano que visa delinear e orçamentar todas a actividades de Marketing Online que enquanto Gestor de Marketing, irá implementar na sua empresa com fim a alcançar os seus objectivos. Estes podem ser em ROI, quer em objectivos não financeiros, como notoriedade e envolvimento com a marca, desde que devidamente quantificáveis.
Como construir um Plano de Marketing Digital eficaz?
O primeiro passo para a construção de qualquer Plano de Marketing Digital é a definição de Objectivos e da Estratégia. Pode parecer óbvio, mas são demasiadas as vezes, em que Gestores de Marketing cometem o erro de construir uma estratégia em torno de uma plataforma ou táctica específica, perdendo a noção do propósito e de alternativas para atingir os Objectivos.
Definir Objectivos SMART (Specific, Measurable, Achievable, Realistic, Time-phased)
Depois de definir os objectivos de negócio que quer realizar, pode definir a estratégia de Marketing Digital e posteriormente as acções tácticas que levarão a sua estratégia em frente. Não hesite em incluir outras áreas na sua estratégia. Para estratégias de SEO (Search Engine Optimization) ou desenvolvimento web, inclua a sua área de IT e se está a planear acções de integração em CRM, ou touch-points adicionais, inclua o seu departamento de vendas.
Um grande plano de marketing digital deve incluir todas as seguintes características:
- Objectivos de negócio claros e SMART.
- A estratégia definida para chegar lá.
- Todos os custos associados e os esforços necessários do seu departamento (e quaisquer outras equipes relevantes).
A SEOptimization é constituida por uma equipa de profissionais experientes em SEO, Marketing Digital, oriundos de diversos sectores, que contribuem para os nossos conteúdos oficiais.
Sobre nós e este Blog
Somos uma agência de Marketing Digital especializada em ajudar os nossos clientes a optimizarem os seus resultados com resurso a Inbound Marketing.
Pedir proposta
Oferecemos serviços especializados em SEO e Social Media que ajudam os nossos clientes a aumentarem o seu tráfego orgânico, levando a uma melhor qualificação e rentabilização dos seus clientes.
Subscreva a nossa newsletter sobre SEO!
Mais do nosso Blog
Ver todosRecent Posts
- Empresas de Marketing Digital – 5 tipos de agências June 17, 2017
- Estratégia de Marketing Digital – 9 razões para ter uma June 16, 2017
- SEO: Blog no site da minha empresa? June 9, 2017