Qual o impacto da utilização de imagens no Social Media Marketing?
Poder-se-á pensar que ter uma página nas redes sociais mais usuais (Facebook, Linkedin, Google +, etc), para uma utilização pessoal ou profissional, serve em grande parte para partilhar com a sua rede de contactos ou rede de fans/followers algumas ideias, pensamentos, sentimentos e experiências… e com esta partilha poder gerar uma socialização online dentro dessa comunidade.
Não é uma ideia de todo irreal, mas está certamente longe de um potencial de Engagement enorme quando todas essas partilhas são feitas em formato de imagem.
Curioso? Explicamos de seguida.

O Poder das Imagens no SMM
Como nota previa devemos ter em conta que o cérebro humano reage de forma 60.000 vezes mais activa a estímulos visuais do que a palavras ou frases (fonte: HubSpot).
Com base nesta característica do ser humano algumas novas tendências têm surgido com o intuito de potenciar ideias, negócios, projectos ou simplesmente sentimentos.
Como exemplo, a rede social Instagram tem crescido a um ritmo muito acima das outras redes: em 2014 contava com cerca de 150 milhões de utilizadores e actaulmente são cerca de 500 milhões, sendo que 1/3 visita a plataforma múltiplas vezes por dia e geram mais de 1.000 milhões de likes por dia (fonte: Business Insider).
O próprio Facebook, através de alterações recentes no seu algoritmo, valoriza cada vez mais a publicação de posts em formato imagem e de preferência via smartphone, reconhecendo que esta é a forma escolhida por pessoas “normais” de partilha de momentos das suas vidas junto da sua rede / comunidade.
Como forma de testemunhar esta realidade, cada vez mais tendencial em Social Media, recolhemos o testemunho do autor da página Lisbon Storyteller (www.facebook.com/lisbonstoryteller/) que refere que “desde a criação da página em Julho de 2015, que os conteúdos de carácter fotográfico representam cerca de 90% das publicações semanais” sendo que “os seguidores comentam e partilham 7 vezes mais este tipo de conteúdo”.
Nesta página “essencialmente sobre Lisboa as frases, pensamentos e citações publicadas são na sua maioria conteúdos editados” sob a forma de imagem. Segundo o autor “a fotografia transmite de imediato e com enorme força uma ideia, um espaço, um pensamento. Entra em nós de forma directa, sem filtros”.
Mas seria caricato que qualquer imagem fosse a ideal para partilhar. Não é bem assim!
O autor da Lisbon Storyteller corrobora da nossa experiência e teoria e reconhece que num primeiro passo é necessário “saber quem é a nossa audiência e criar uma linha editorial que fale directamente com o lado mais íntimo” de cada leitor/seguidor.
Conhecer bem a comunidade com quem se interage e casar o propósito da partilhar com os fans é o caminho certo para a criação de um engagement muito positivo.
Desafio
Finalizamos este artigo com uma dúvida e ao mesmo tempo um desafio: será que o autor da Lisbon Storyteller irá partilhar este artigo transformando-o em formato imagem e adaptando-o à sua comunidade? 🙂
A SEOptimization é constituida por uma equipa de profissionais experientes em SEO, Marketing Digital, oriundos de diversos sectores, que contribuem para os nossos conteúdos oficiais.
Sobre nós e este Blog
Somos uma agência de Marketing Digital especializada em ajudar os nossos clientes a optimizarem os seus resultados com resurso a Inbound Marketing.
Pedir proposta
Oferecemos serviços especializados em SEO e Social Media que ajudam os nossos clientes a aumentarem o seu tráfego orgânico, levando a uma melhor qualificação e rentabilização dos seus clientes.
Subscreva a nossa newsletter sobre SEO!
Mais do nosso Blog
Ver todosRecent Posts
- Empresas de Marketing Digital – 5 tipos de agências June 17, 2017
- Estratégia de Marketing Digital – 9 razões para ter uma June 16, 2017
- SEO: Blog no site da minha empresa? June 9, 2017