Sabe o que faz um Copywriter de SEO?
Deve ter alguma ideia do que é o trabalho de um Copywriter. Se não tem, basicamente é alguém cujo trabalho é escrever qualquer conteúdo que necessite para publicações.
O último tipo de copywriter é chamado de “Copywriter de SEO.” . É uma especialização tão recente e tão especializada, que em grande parte é desconhecida e acaba por não ser muitas vezes utilizada por isso
Um copywriter de SEO cria todos os seus materiais de marketing digital. Para mim, e provavelmente para o mercado em geral, são estes os tipos de trabalhos realizados por um Copywriter de SEO:
- Copywriting site / páginas
- Artigos do blog
- Os comunicados de imprensa
- Mensagens de social media
- White papers
- Case-studies
- Relatórios especiais
26 dicas de Copywriting para SEO:
- Conhecer bem a audiência: Está a escrever para a sua Buyer Persona (público-alvo), pelo que deve identifica-la bem primeiro.
- Desenhe Headline Magnéticas: São os seus Headlines que vão conseguir a atenção e gerar clicks. Estas têm de ser atractivas.
- Utilize Bullet Points e Númere os artigos: A leitura online é selectiva. Uma carta é lida, já um artigo online é “Scanado”, uma coisa é certa, online os leitores adoram Listas que lhes simplifiquem a leitura.
- Utilize Sub-heads H1 e H2: São elementos importantes quando o motor de busca está a fazer o Crawl pelo seu site.
- Escolha o lettering a pensar no seu público alvo.
- Atenção à dimensão do lettering. Os seus leitores devem conseguir ler sem lupa.
- Utilize Bold e Itálico para facilitar a leitura.
- Dimensão dos parágrafos: 2-4 frases por parágrafo é o ideal.
- Utilize keywords especializadas, menos genéricas. Competir por palavras genéricas nem sempre é a melhor aposta. Mais vale ser o primeiro para o seu target específico, do que o último para pesquisas genéricas.
- Dê respostas a questões comuns. Ajude a sua audiência com informação útil, que lhes esclareça dúvidas.
- Use palavra fortes para conquistar a atenção.
- Use um discurso activo. Discursos passivos, ou com falta de personalidade, facilmente perdem interesse.
- Esqueça a Densidade das Palavras Chave (Keywords) – Foque-se na consistência das palavras chave e não na sua frequência. Em SEO, mais vale conteúdo perceptível do que exageradamente optimizado.
- Fale a linguagem do leitor – não vale a pena usar tecnicismos que o seu leitor não compreende.
- Mantenha-o actualizado – Para motores de busca e para leitores, conteúdo regularmente actualizado tem relevância. Este artigo por exemplo, deve ir sendo actualizado à medida que existam novas Dicas, ou alteração das actuais.
- Conteúdos em moda – não deixe de comentar as mais recentes tendências. É o que os leitores seguem.
- Cria Meta-Descriptions – tenha sempre uma meta description original para cada conteúdo. É importante para o Ranking e melhora o sue CTR.
- Utilize Imagens – Content Marketing de SEO não é apenas texto. Uma imagem vende e beneficia o seu conteúdo.
- Utilize Vídeo – Mesmo que não os produza, partilhe vídeos do Youtube que façam sentido à sua estratégia de Content-marketing.
- Links de Out-bound – Crie hyperlinks para outros sites, em referências no seu artigo. São oportunidades de trocar Links com outros sites relevantes e alavancar o seu Linkbuidling. Estes devem abrir em janelas separadas.
- Links Internos – Crie links internos para os seus artigos ou outras páginas do seu site. Ajudam na indexação dos motores de busca.
- Seja Original – Conteúdos duplicados na Internet prejudicam o seu SEO. Seja original, pois a sua audiência também procura isso.
- Utilize revisores de texto – Erros ortográficos podem destruir a credibilidade de qualquer artigo.
- Não crie artigos de 1 parágrafo – Artigos demasiado pequenos vão ter pouco interesse de conteúdos e têm um rácio de Código para texto demasiado alto, pelo que a indexação em motores de busca é prejudicada.
- Monitorizar Analytics – Analise regularmente a performance dos seus artigos. Pode ir optimizando o conteúdo com o tempo.
- Call-to-action – Tenha sempre um call-to-action a pensar no seu leitor. Não tente vender tudo no final. Ofereça informação e vá qualificando o seu prospect no processo. “Clique aqui e receba já o seu eBook”.
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