LINKEDIN: Porquê aplicar o SEO ao seu Perfil de Linkedin

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Poderá o SEO ser utilizado no Linkedin para quem procura uma mudança de carreira?

A resposta é SIM!

Regra geral, sempre que alguém “descobre” o SEO e as suas potencialidades, isola os seus benefícios ao âmbito empresarial. Para aumentar visitas a sites de empresas, ou vendas, ou para alavancar uma marca e gerar mais receita, reduzindo custos.

Contudo, se pensarmos no SEO (Search Engine optimization) de uma forma mais ampla, podemos aplica-lo também à nós enquanto profissionais no nosso perfil de Linkedin, aplicando assim SEO ao Marketing Pessoal.

 

Porquê o Linkedin?

Porque aproximadamente 92% do recrutadores utilizam as redes sociais para encontrar candidatos e 87% utiliza o Linkedin como ferramenta preferencial, segundo um estudo publicado pelo Jobvite. Por isso, se procura mudar de carreira e ser encontrado por recrutadores, o melhor é começar por “estar presente” nos meios que estes usam para procurar candidatos.

LinkedinSEO

Como usar o SEO no Linkedin?

O Linkedin apesar de ser uma rede social, onde se vê partilhas de artigos e outros recursos, tem um motor de busca interno associado. Este motor de busca é utilizado com Keywords de pesquisa e os seus resultados são apresentados em forma de Ranking, podendo o utilizador aplicar filtros para apurar a pesquisa.

Partilhamos em baixo 8 dicas úteis para optimizar o seu perfil de Linkedin, sendo que deverá antes de mais fazer um estudo sobre as palavras chave (Keywords) pelas quais quer ter o seu perfil encontrado, utilizando-as de forma consistente pelos conteúdos do seu perfil.

A. Complete as informações do seu perfil de Linkedin

Certifique-se que não tem espaços em branco e que o seu perfil inclui todas as informações relativas a:

  • A sua indústria e localização geográfica
  • Posição atual, com descrição de funções
  • Posições anteriores, com descrição de funções
  • Informação sobre percurso académico e certificações profissionais
  • As suas Skills, idealmente com Endorsments
  • Fotografia de perfil profissional

B. Aumente a sua rede de contactos

Garanta que estabelece um bom volume de ligações profissionais, idealmente com pessoas relacionadas com a sua indústria, skills, ou função.

C. Personalize o seu URL

Pode personalizar o URL do seu perfil de Linkedin para incluir o seu nome, ou aproveitar para colocar alguma palavra-chave principal. Um URL personalizado não só ajuda ao Ranking dentro do linkedin, mas também para o seu perfil ficar melhor indexado noutros motores de busca, como o Google.

D. Obtenha recomendações

As recomendações não apenas ajudam a uma melhor indexação, como para quem visualiza o seu perfil é uma prova de confiança no seu perfil profissional para recrutadores. Pode pedir recomendações aos seus colegas, chefias ou fornecedores.

E. Adicione uma foto de capa

Aproveite para acrescentar uma imagem alusiva à sua indústria, experiência ou expertise.

F. Acrescente Projectos

Especialmente para consultores ou free-lancers, é importante expor projectos realizados. Pode também colocar projectos chave na sua empresa, nos quais tenha tido uma presença relevante.

G. Junte-se a grupos relevantes

Muitas das pesquisas realizada começam por Grupos de especialidade. Se estiver incluído em grupos da sua indústria ou Expertise, tem mais possibilidades de aparecer nestas pesquisas.

H. Publique artigos

O Linkedin permite a publicação de artigos. Pode aproveitar para criar artigos relevantes para a sua indústria, ou área de intervenção. Não apenas vai aumentar a quantidade de conteúdos ao seu redor, como vai poder comprovar os seus conhecimentos.

A SEOptimization é constituida por uma equipa de profissionais experientes em SEO, Marketing Digital, oriundos de diversos sectores, que contribuem para os nossos conteúdos oficiais.

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