SEO: Como são utilizados os motores de busca

  • April 17, 2016
  • SEO
No Comments

Como são usados os motores de busca e o SEO

A forma como as pessoas usam os motores de busca tem evoluído ao longo dos anos, mas os princípios primários de realizar uma Pesquisa permanecem praticamente inalterados.

A maioria dos processos de pesquisa funcionam mais ou menos assim:

  1. O utilizador sente a necessidade de uma resposta, solução, ou informação.
  2. Formula a sua necessidade num conjunto de palavras, conhecidas como “keywords”.
  3. Introduz as “keywords” num motor de busca.
  4. Faz uma leitura transversal aos resultados iniciais.Clicam num dos primeiros 5 sites.
  5. Procuram a solução/informação no site, ou clicam num link para esta.
  6. Se a resposta for insatisfatória, voltam aos resultados da pesquisa e procuram outro site ou …
  7. Realizam uma nova pesquisa com Keywords mais refinadas.

Um dos elementos mais importantes para a construção de estratégia de marketing em redor do SEO é a empatia para com o seu público. Por mais que apareça no topo para uma palavra genérica, não ganha nada se o seu site não apresentar a resposta que os utilizadores procura.

Uma estratégia de Search Engine Optimization tem de pensar além do click, pois se um volume grande de utilizadores vai parar ao seu site, por uma keyword genérica e depois saem imediatamente por constatar que o seu site não responde ao que procuram, vai estar a prejudicar a sua Taxa de abandonos e a prejudicar a classificação de qualidade que a Google tem ao para o seu site.

Por isso, o SEO começa pela definição das keywords estratégicas para o seu negócio. Começamos por descobrir para que “Perguntas” ou necessidades, tem o seu Site e negócio “Respostas” e soluções.

O verdadeiro poder do Inbound Marketing com SEO

Porque deve investir tempo, esforço e dinheiro em SEO?

Ao olhar para o grande panorama de utilização de motores de busca, percebemos que são e serão sempre uma fonte de respostas a perguntas dos utilizadores e que vão continuar a evoluir. Dizer que os motores de busca vão acabar é a mesma coisa que dizer que a internet ia deixar de ser organizada. Os motores de busca organizam a informação da World Wide Web, para que seja visível e interpretável.

Por isso, é uma parte crucial de uma estratégia de Inbound Marketing, que procura atrair clientes quando eles expressam a necessidade e não pressionar clientes à compra.

A SEOptimization é constituida por uma equipa de profissionais experientes em SEO, Marketing Digital, oriundos de diversos sectores, que contribuem para os nossos conteúdos oficiais.

Sobre nós e este Blog

Somos uma agência de Marketing Digital especializada em ajudar os nossos clientes a optimizarem os seus resultados com resurso a Inbound Marketing.

Pedir proposta

Oferecemos serviços especializados em SEO e Social Media que ajudam os nossos clientes a aumentarem o seu tráfego orgânico, levando a uma melhor qualificação e rentabilização dos seus clientes.

Subscreva a nossa newsletter sobre SEO!

Mais do nosso Blog

Ver todos

Leave a Comment